Rio de Janeiro – A economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o quarto trimestre de 2021, enquanto avançou 1,7% com relação aos primeiros três meses do ano passado, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se do terceiro resultado positivo consecutivo do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nos últimos quatro trimestres, a economia brasileira cresceu 4,7% em comparação com os quatro trimestres anteriores.
O IBGE atribuiu o crescimento do PIB no primeiro trimestre à melhora do setor de serviços, muito afetado pela pandemia e que começa a se recuperar. “Superamos a retração que tivemos com a pandemia, mas ainda não foi suficiente para recuperar o nível anterior à crise de 2016”, afirmou o Instituto.
Os três grandes componentes do PIB brasileiro registraram resultados diferentes entre janeiro e março. Enquanto os serviços se expandiram em 1%, a indústria avançou apenas 0,1% e a agropecuária se contraiu 0,9%.
O consumo das famílias, um dos motores da economia brasileira, avançou 0,7%, enquanto o consumo do governo cresceu 0,1%. Os investimentos recuaram 3,5%, enquanto as exportações aumentaram 5% e as importações baixaram 4,6%.
Em 2021, a economia brasileira, a maior da América Latina, cresceu 4,6%, se recuperando, assim, da retração de 3,9% registrada em 2020.
Para este ano, o mercado financeiro espera que o PIB brasileiro cresça 1%, enquanto o governo prevê que a expansão será de 1,5%.