Port Moresby, 3 jun – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta sexta-feira que a cooperação entre a China e os países insulares do Pacífico que têm laços diplomáticos com a China tem sido enérgica.
Discursando em uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores e Comércio Internacional de Papua-Nova Guiné, Soroi Eoe, Wang disse que a China praticou a visão diplomática de que todos os países, grandes ou pequenos, são iguais por meio de ações concretas, e ele sente que os países insulares do Pacífico estão entusiasmados e ansiosos para desenvolver relações com a China.
Wang disse que durante sua visita, a China e os países insulares do Pacífico assinaram uma série de documentos de cooperação bilateral sobre o Cinturão e Rota, mudanças climáticas, combate à pandemia de COVID-19, prevenção e mitigação de desastres, desenvolvimento verde, saúde, agricultura, comércio e turismo.
Todos os documentos de cooperação testemunham o sólido progresso da cooperação pragmática entre a China e os países insulares do Pacífico e darão um novo impulso ao desenvolvimento econômico e à melhoria do bem-estar dos países insulares do Pacífico, observou Wang.
A China também emitiu um documento de posição sobre respeito mútuo e desenvolvimento comum com os países insulares do Pacífico, acrescentou Wang.