Ottawa – O Banco do Canadá anunciou na quarta-feira que aumentou sua taxa básica de juros em 50 pontos base para 1,5 por cento e também continua sua política de aperto quantitativo (QT).
O banco central afirmou em um comunicado à imprensa que o índice de preços ao consumidor no Canadá atingiu 6,8 por cento no mês de abril, bem acima de sua previsão e provavelmente subirá ainda mais no curto prazo antes de começar a diminuir.
A atividade econômica canadense é forte e a economia está operando claramente em excesso de demanda. Os dados das contas nacionais do primeiro trimestre de 2022 mostraram um crescimento do PIB de 3,1 por cento. As vagas de emprego são elevadas, as empresas estão relatando escassez generalizada de mão de obra e o crescimento salarial vem aumentando e se ampliando em todos os setores. A atividade do mercado imobiliário está se moderando a partir de níveis excepcionalmente altos. Com os gastos do consumidor no Canadá permanecendo robustos e as exportações previstas para fortalecer, espera-se que o crescimento no segundo trimestre seja sólido, de acordo com o comunicado de imprensa.
Com a economia em excesso de demanda e a inflação persistindo bem acima da meta e com expectativa de alta no curto prazo, o Conselho do BCE continuou considerando que as taxas de juros precisarão subir ainda mais, explicou o banco.
A taxa básica de juros continua sendo o principal instrumento de política monetária do banco central, com o aperto quantitativo atuando como ferramenta complementar. O ritmo de novos aumentos na taxa básica será guiado pela avaliação contínua da economia e da inflação, e o Conselho do BCE está preparado para agir com mais força, se necessário, para cumprir seu compromisso de atingir a meta de inflação de 2 por cento, segundo o Banco do Canadá.