Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Egito revela descoberta de 250 caixões e 150 estátuas em Saqqara

Foto tirada no dia 30 de maio de 2022 mostra caixões coloridos contendo múmias durante uma exposição de conquistas arqueológicas na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo, Egito. (Xinhua/Sui Xiankai)

Cairo – O Egito revelou na segunda-feira um novo e importante achado arqueológico de 250 caixões lacrados contendo múmias, 150 estátuas de bronze de antigos deuses e deusas, além de outras antiguidades na necrópole de Saqqara, ao sul da capital Cairo.

Uma missão arqueológica egípcia trabalhando na área do cemitério de Bubastian descobriu um esconderijo com estátuas de bronze no local que remonta ao período tardio do antigo Egito, disse à mídia, Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

“O esconderijo incluía 150 estátuas de bronze de diferentes tamanhos de deuses e deusas como Anúbis, Amonmeen, Osíris, Ísis, Nefertum, Bastet, Hathor e vários potes de bronze”, disse Waziri.

A missão também descobriu 250 caixões de madeira coloridos intactos que datam de 500 a.C. dentro de vários poços funerários contendo múmias bem preservadas, bem como um grupo de estátuas de madeira douradas, caixas de madeira pintadas e amuletos, acrescentou ele.

Durante o trabalho de escavação dentro de um dos poços, a missão encontrou um papiro que escreve versos do Livro dos Mortos, disse Waziri.

Uma coleção de cosméticos também foi encontrada, incluindo pentes, delineadores, recipientes, pulseiras, brincos e colares de sementes.

A descoberta foi feita durante a quarta escavação do local, iniciada em abril de 2018. A missão egípcia iniciará a quinta escavação em setembro, acrescentou Waziri.

Foto tirada no dia 30 de maio de 2022 mostra um caixão colorido contendo uma múmia durante uma exposição de conquistas arqueológicas na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo, Egito. (Xinhua/Sui Xiankai)

Foto tirada no dia 30 de maio de 2022 mostra caixões coloridos contendo múmias durante uma exposição de conquistas arqueológicas na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo, Egito. (Xinhua/Ahmed Gomaa)

Sair da versão mobile