Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cidade britânica de Manchester recebe tradicional Festival Chinês do Barco do Dragão

Os participantes competem durante o Festival Chinês do Barco do Dragão do Reino Unido de 2022 em Salford, Grã-Bretanha, no dia 29 de maio de 2022. (Xinhua/Li Ying)

Manchester, Grã-Bretanha – Ao som do sinal de partida, os atletas em quatro barcos do dragão coloridos em Salford Quays, perto de Manchester, dispararam à frente e remaram vigorosamente ao ritmo emocionante dos tambores, assistidos e aplaudidos pela multidão.

O barco mais rápido rendeu aplausos ainda mais altos na linha de chegada, onde centenas de espectadores se reuniram. A poucos metros de distância, outra multidão desfrutava de apresentações culturais chinesas de cantores, dançarinos e guerreiros Shaolin Kung Fu tendo como pano de fundo um tradicional show de fantasias.

A corrida de barcos e as apresentações foram os destaques do Festival Chinês do Barco do Dragão no Reino Unido, organizado pela Associação Chinesa de Xinhua, no domingo.

Participantes competem durante o Festival Chinês do Barco do Dragão no Reino Unido de 2022 em Salford, Grã-Bretanha, no dia 29 de maio de 2022. (Xinhua/Li Ying)

Lançado em 2012, o festival cresceu e se tornou um dos maiores do gênero na Europa.

Este ano foi a oitava edição, após uma interrupção de dois anos causada pela pandemia de COVID-19, com 36 barcos participantes, incluindo equipes corporativas, estudantis e equipes compostas por entusiastas do esporte.

Um feriado nacional muito popular na China, o Festival do Barco do Dragão é comemorado no quinto dia do quinto mês lunar do calendário chinês, que caiu na sexta-feira deste ano.

O festival comemora a lenda do poeta patriótico chinês Qu Yuan. De acordo com a tradição, as pessoas comem Zongzi (bolinho de arroz) enquanto torcem pelos remadores do barco do dragão.

Durante a corrida, cerca de uma dúzia de remadores se sentam em duplas junto com um baterista que se senta na frente para manter os remadores no ritmo. Cada barco é decorado com uma cabeça de dragão na proa, escamas na canoa e uma cauda na popa.

“As corridas de barcos do dragão são a melhor personificação do nosso espírito nacional de nos unir em tempos de dificuldade e marchar com coragem”, disse Zheng Xiyuan, cônsul-geral da China em Manchester, na cerimônia de abertura.

O retorno do festival “demonstra plenamente nossa solidariedade, determinação e coragem para vencer a pandemia”, disse Zheng.

Apaixonado pelo batuque medieval e tribal, Nuno Gil, que competiu em um dos barcos com sua esposa, Maria, ficou entusiasmado com o trabalho de equipe. “Estamos remando e alguém está marcando o ritmo. É diferente de outros esportes”, disse ele.

Participantes competem durante o Festival Chinês do Barco do Dragão do Reino Unido de 2022 em Salford, Grã-Bretanha, no dia 29 de maio de 2022. (Xinhua/Li Ying)

Após a corrida cansativa, o casal reabasteceu suas energias devorando um Zongzi com os tradicionais recheios duplos de gema de ovo salgada e carne de porco.

“O festival de hoje é um verdadeiro espetáculo e uma celebração da cultura chinesa. As comunidades da Grande Manchester se reúnem em uma competição e desportivismo absolutamente fantásticos”, disse Paul Dennett, prefeito de Salford, à Xinhua.

O prefeito disse que eventos como este unem a comunidade chinesa e outras, aprofundam o entendimento mútuo e também criam oportunidades de negócios.

“Houve muita atividade na última década na Grande Manchester. Temos Beijing construindo e investindo aqui. Temos ótimas instituições associadas às nossas universidades que mergulham na filosofia e cultura chinesas”, disse Dennett.

Sair da versão mobile