Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Fornecimento de energia da China mantém-se estável em geral este ano

Beijing, 31 mai – O fornecimento de energia na China tem se mantido estável e em boas condições este ano, apesar do aumento da pressão externa, informou nesta terça-feira o vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Zhao Chenxin.

“Estamos confiantes e podemos garantir um fornecimento de energia estável e ordenado para o próximo pico de eletricidade do verão”, garantiu ele.

Até o final de abril, a capacidade instalada total de geração elétrica do país atingiu cerca de 2,41 bilhões de quilowatts, que deve aumentar ainda mais para 2,45 bilhões de quilowatts antes do verão, declarou Zhao em coletiva de imprensa.

O governo agiu para aumentar a produção do carvão, principal fonte de energia do país. A fabricação do recurso aumentou 10,5% ano a ano nos primeiros quatro meses de 2022, para cerca de 1,45 bilhão de toneladas, segundo Zhao.

Em relação ao petróleo e gás, graças aos esforços do governo em resposta ao aumento dos preços internacionais, os estoques nas principais empresas chinesas do setor permaneceram em um nível elevado.

O governo também se preparou para a temporada de aquecimento de inverno deste ano com antecedência, facilitando acordos de fornecimento de gás entre empresas e seus clientes, cobrindo uma quantidade maior de gás do que o volume de fornecimento no ano passado.

Para garantir a segurança de energia, a China fez planos para adicionar 300 milhões de toneladas extras de capacidade de produção de carvão este ano, enquanto as importações de carvão foram isentas de impostos entre 1º de maio deste ano e 31 de março de 2023, de acordo com as declarações anteriores do governo.

Sair da versão mobile