Beijing, 31 mai – O comércio de serviços da China aumentou 21,9% em termos anuais nos primeiros quatro meses de 2022, para 1,9 trilhão de yuans (US$ 286,4 bilhões), mostraram dados do Ministério do Comércio nesta terça-feira.
Do total, as exportações de serviços totalizaram 933,3 bilhões de yuans, um aumento anual de 25,1%, e as importações de serviços cresceram anualmente 19,1%, para 974,2 bilhões de yuans.
Somente em abril, o valor do comércio de serviços ficou em 450,2 bilhões de yuans, subindo 10,8% anualmente.
O crescimento das exportações de serviços superou o das importações em seis pontos percentuais durante o período de janeiro a abril, resultando em uma queda de 43,1% no déficit comercial de serviços, mostraram os dados.
Durante os primeiros quatro meses, o comércio de serviços intensivos em conhecimento da China manteve um crescimento constante, subindo 9,3% ano a ano, para cerca de 801 bilhões de yuans.
Setores como telecomunicações e serviços de informática e informação tiveram rápidos aumentos nas exportações, enquanto os de seguros ficaram entre as áreas que mais cresceram nas importações.
O comércio de serviços turísticos continuou a se recuperar, com seu valor expandindo 9,5% em termos anuais, para 271,8 bilhões de yuans.
Em contraste com o comércio de mercadorias, o de serviços refere-se à venda e entrega de produtos intangíveis, como transporte, turismo, telecomunicações, construção, publicidade, computação e contabilidade.