Beijing – Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pediu esforços para avançar no estudo da civilização chinesa em meio a um esforço para aumentar a confiança do povo na cultura chinesa.
Xi fez as observações na tarde desta sexta-feira em discurso na sessão de estudo em grupo do Birô Político do Comitê Central do PCCh sobre um programa nacional de pesquisa dedicado a rastrear a origem da civilização chinesa.
A longa e rica civilização chinesa é a base da cultura chinesa contemporânea e um tesouro que inspira inovação cultural, observou Xi.
Ele pediu uma melhor compreensão da história de mais de 5 mil anos da civilização chinesa para fortalecer a consciência histórica e a confiança cultural do Partido e da sociedade na busca conjunta da revitalização nacional.
Xi disse que o programa de pesquisa sobre a origem da civilização chinesa fez conquistas marcantes e deve ser levado adiante, pois ainda há muitos mistérios históricos a serem desvendados e muitas questões aguardando solução com consenso construído com base em evidências e estudos sólidos.
Trata-se de uma tarefa complicada, demorada e sistemática para explorar a origem e a formação da civilização, observou Xi, pedindo esforços para combinar escavação arqueológica e pesquisa bibliográfica com ferramentas e métodos das ciências naturais.
Xi pediu maiores esforços no estudo de artefatos e relíquias culturais desenterradas e na promoção do conhecimento relacionado para aumentar o poder da civilização chinesa em influenciar e inspirar.
Em mais de 5 mil anos, o povo chinês criou uma civilização esplêndida e fez grandes contribuições para o progresso da civilização humana, disse ele.
Enfatizando que a boa cultura tradicional chinesa é a raiz e alma da nação chinesa, Xi salientou que esforços devem ser feitos para adaptá-la ao contexto de uma sociedade socialista e desenvolver uma cultura socialista avançada.
A civilização chinesa é conhecida por sua abertura e inclusão desde os tempos antigos, apontou Xi, pedindo esforços para promover a visão de civilização que defende a igualdade, aprendizagem mútua, diálogo e acomodação mútua.
Mal-entendidos entre civilizações podem ser superados por meio de intercâmbios aprimorados, confrontos podem ser evitados pelo fortalecimento da aprendizagem mútua e a superioridade da civilização pode ser substituída pela coexistência de várias civilizações, explicou Xi.
Ele também pediu respeito pelos povos em diferentes países que exploram seus próprios caminhos de desenvolvimento.
Xi enfatizou a importância de contar bem as histórias da civilização chinesa para apresentar a China como um país confiável, adorável e admirável e o charme da antiga e rica civilização chinesa.
A proteção e o uso de relíquias culturais e a preservação do patrimônio cultural devem ser avançados ativamente, ressaltou Xi.
Ele ordenou que os quadros em todos os níveis forneçam maior apoio político e criem uma forte atmosfera social para a preservação e desenvolvimento da civilização chinesa.