Beijing, 30 mai – O presidente chinês, Xi Jinping, fez nesta segunda-feira um discurso por escrito na segunda Reunião de Ministros das Relações Exteriores China-Países Insulares do Pacífico.
Xi disse que a China e os países insulares do Pacífico desfrutam de uma amizade consagrada pelo tempo que atravessa montanhas e oceanos.
Nos últimos anos, a parceria estratégica abrangente entre a China e os países insulares do Pacífico, caracterizada pelo respeito mútuo e desenvolvimento comum, fez progressos constantes e produziu resultados frutíferos, dando um bom exemplo de cooperação Sul-Sul e benefício mútuo, disse Xi.
A China permanece comprometida com a igualdade de todos os países, independentemente do tamanho, e permanece guiada pelo princípio de perseguir o bem maior e interesses compartilhados e pelo princípio da sinceridade, resultados reais, amizade e boa fé no desenvolvimento de laços amistosos com os países insulares do Pacífico, salientou Xi.
Não importa como o cenário internacional possa evoluir, a China sempre será uma boa amiga que compartilha o mesmo ideal e segue o mesmo caminho, uma boa irmã sob todas as condições, bem como uma boa parceira avançando lado a lado com os países insulares do Pacífico, garantiu ele.
Observando que o mecanismo da reunião dos ministros das Relações Exteriores entre China e países insulares do Pacífico foi formalmente estabelecido em outubro de 2021, Xi disse que este fornece uma nova e importante plataforma para ambos os lados fortalecerem o diálogo, aumentarem a confiança mútua e promoverem a cooperação.
Xi ressaltou que preservar a paz e a estabilidade na Ásia-Pacífico e promover o desenvolvimento comum de vários países são aspirações compartilhadas pelos povos da região, bem como uma responsabilidade comum dos países regionais.
A China está disposta a trabalhar com os países insulares do Pacífico para fortalecer a confiança ao enfrentar os desafios em conjunto, construir um consenso sobre a busca pelo desenvolvimento, galvanizar o apoio para formar o futuro juntos e unir as mãos para construir uma comunidade ainda mais estreita China-Países Insulares do Pacífico com um futuro compartilhado, escreveu o presidente chinês.