Nanjing, 27 mai – O primeiro projeto chinês de armazenamento de energia com ar comprimido em cavernas de sal iniciou suas operações na cidade de Changzhou, Província de Jiangsu, leste do país, nesta quinta-feira, marcando um progresso significativo na pesquisa e aplicação da tecnologia de armazenamento de nova energia.
A estação usa energia elétrica para comprimir o ar em caverna subterrânea de sal durante o período vazio de utilização de energia e, em seguida, libera ar para acionar uma turbina que pode gerar eletricidade no pico de consumo de energia.
A caverna de sal foi formada após a exploração da camada subterrânea na área. A cerca de mil metros abaixo do solo, a caverna de sal tem um depósito de tamanho igual a 105 piscinas.
A capacidade de armazenamento de energia em cada ciclo atinge 300 mil kWh de eletricidade, o que equivale ao consumo diário de eletricidade de cerca de 60 mil pessoas.
“A tecnologia de ar comprimido pode apoiar a construção de um novo tipo de sistema de energia com nova energia como corpo principal, o que pode ajudar o país a atingir o pico de emissões e a neutralidade de carbono”, disse Zhou Ting, vice-diretor da filial da State Grid em Changzhou.
O projeto foi desenvolvido em conjunto pelo China National Salt Industry Group, China Huaneng Group e Universidade Tsinghua.