Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês elabora princípios para cooperação de segurança China-Ilhas Salomão

Honiara – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, elaborou nesta quinta-feira os princípios de promover a cooperação em segurança entre a China e as Ilhas Salomão.

Wang expôs três princípios de promoção da cooperação bilateral em segurança em uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores das Ilhas Salomão, Jeremiah Manele.

O acordo-quadro intergovernamental sobre a cooperação em segurança entre a China e as Ilhas Salomão, assinado no início deste ano, tem como objetivo ajudar a aumentar a capacidade policial das Ilhas Salomão para melhor manter sua lei e ordem, bem como proteger a segurança dos cidadãos e instituições chineses lá, observou Wang.

O acordo bilateral representa a cooperação entre estados soberanos, e é lógico, razoável e legal, com tudo acontecendo em aberto, disse Wang.

Primeiro, disse Wang, promover a cooperação bilateral em segurança baseia-se no respeito pleno à soberania das Ilhas Salomão.

A cooperação baseia-se nas necessidades e exigências das Ilhas Salomão, com sua aprovação como pré-requisito e consulta igualitária como a fundação, disse Wang.

Forçar acordos, interferir nos assuntos internos de outros países ou prejudicar os interesses de outros países nunca faz parte da política diplomática da China, nem do estilo comportamental do povo chinês, acrescentou Wang.

Segundo, a cooperação bilateral em segurança é ajudar a nação das ilhas do Pacífico a salvaguardar sua estabilidade social, disse Wang.

A cooperação inclui ajudar as Ilhas Salomão a manter sua ordem social, proteger vidas e propriedades, realizar assistência humanitária e responder a desastres naturais de acordo com a lei e a seu pedido, disse Wang.

O objetivo é ajudar as Ilhas Salomão a fortalecer sua capacidade de policiamento, compensar o déficit de governança de segurança e manter a estabilidade a longo prazo no país, disse ele.

Wang ressaltou que a cooperação em segurança entre os dois países é aberta e transparente. Não é imposta aos outros, nem direcionada a terceiros, e a China não tem intenção de estabelecer uma base militar nas Ilhas Salomão.

Terceiro, a cooperação em segurança da China com as Ilhas Salomão prosseguirá em paralelo com os existentes acordos de cooperação em segurança regional, disse Wang.

A China apoia os países das ilhas do Pacífico no fortalecimento da cooperação em segurança e na abordagem conjunta dos desafios de segurança regional e das raízes para os acordos de cooperação em segurança regional existentes, disse Wang.

Ao mesmo tempo, a cooperação em segurança da China com as Ilhas Salomão goza de mesmos objetivos e interesses e é complementar com os acordos existentes na região, e atende aos interesses comuns das Ilhas Salomão e da região do Pacífico Sul.

Wang ressaltou que os países das ilhas do Pacífico são estados soberanos independentes, e não o “quintal” de ninguém. Todos eles têm o direito de escolher por si mesmos em vez de se tornarem peões nos jogos de outra pessoa.

Toda a agenda sinistra para manchar a cooperação normal em segurança entre a China e as Ilhas Salomão será exposta, disse Wang, acrescentando que nenhuma interferência ou sabotagem terá sucesso.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo