Beijing, 26 mai – O principal legislador da China, Li Zhanshu, conversou nesta quarta-feira com o presidente do Senado da Jordânia, Faisal Fayez, por meio de videoconferência.
Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que a China e a Jordânia se apoiaram na luta contra a COVID-19 e a amizade tradicional se aprofundou ainda mais.
A China aprecia a adesão da Jordânia ao princípio de Uma Só China e firmemente apoia a Jordânia na exploração de um caminho de desenvolvimento e um modelo de governança adequado às suas condições nacionais, informou ele.
Observando que este ano marca o 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, Li assinalou que a China está pronta para dar as mãos à Jordânia para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, enriquecer a parceria estratégica bilateral e trazer mais benefícios para os dois países e seus os povos.
Li apontou que a Jordânia é um importante parceiro de cooperação da Iniciativa do Cinturão e Rota. Os dois lados podem aproveitar ainda mais o potencial, encaixar as estratégias de desenvolvimento e intensificar a cooperação mutuamente benéfica no comércio e na construção de infraestrutura.
Segundo ele, a Jordânia é bem-vinda para se juntar à Iniciativa de Segurança Global proposta pela China, que é aberta ao mundo. A China sempre apoia os países do Oriente Médio, incluindo a Jordânia, a resolverem as questões de segurança regional com unidade e coordenação e defende que a comunidade internacional deve respeitar plenamente os desejos dessas nações e contribuir para promover a paz e o desenvolvimento desses países.
A China está disposta a fortalecer a comunicação e a cooperação com a Jordânia, defender conjuntamente o princípio de não interferência nos assuntos internos e proteger em conjunto os importantes princípios da Carta da ONU e as normas básicas que regem as relações internacionais, ressaltou Li.
De acordo com ele, a APN está pronta para manter intercâmbios amigáveis mais próximos com o parlamento da Jordânia em diferentes níveis.
Fayez disse que a amizade entre a Jordânia e a China se baseia no respeito mútuo. A Jordânia adere firmemente à política de Uma Só China e se opõe à interferência nos assuntos internos do país.
A Jordânia aprecia o firme apoio da China na promoção do desenvolvimento econômico e social e na salvaguarda da equidade e justiça internacional. O Senado da Jordânia está disposto a reforçar os intercâmbios com a APN, promover conjuntamente a cooperação bilateral em economia, comércio, investimento, cultural e outros campos, e impulsionar a parceria estratégica para se aprofundar, destacou Fayez.