Beijing, 26 mai – A China detalhou medidas para usar melhor a infraestrutura e outros ativos existentes, como parte dos esforços para aumentar o investimento efetivo e reduzir os riscos da dívida do governo.
De acordo com uma diretriz divulgada nesta quarta-feira pelo Conselho de Estado, o gabinete chinês, o desenvolvimento saudável de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs) será promovido e um mercado de REITs de infraestrutura de vários níveis será estabelecido.
Segundo o documento, a mobilização dos ativos existentes por meio de projetos de parceria público-privada será incentivada.
Também serão feitos esforços para promover a transformação dos bens não produtivos, desenvolver novas funções como assistência a idosos e crianças, turismo de lazer e serviços comunitários.
Os incentivos políticos ajudarão a canalizar os fundos arrecadados da mobilização de ativos existentes para projetos importantes, como centros integrados de transporte e logística, grandes bases de energia limpa e infraestrutura de proteção ambiental, diz a norma.