Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Mais alto legislador da China propõe aumentar intercâmbios parlamentares com Grécia

Beijing, 25 mai – Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse na terça-feira que a China e a Grécia devem aprimorar os intercâmbios parlamentares para fornecer apoio à cooperação entre os dois países em vários campos.

Durante uma vídeoconferência com Constantine Tassoulas, presidente do parlamento grego, Li disse que a China trabalhará com a Grécia para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente bilateral.

Ele disse que a APN fortalecerá os intercâmbios com o parlamento grego entre seus comitês de alto nível, comitês especiais, grupos de amizade e parlamentares, compartilhará experiências de trabalho legislativo e de supervisão e fornecerá apoio jurídico para a cooperação entre os dois países em vários campos.

Li pediu que os dois países vejam a confiança política mútua como a base para a cooperação, apoiem e cooperem firmemente entre si e promovam conjuntamente a construção de um sistema de governança global mais justo e razoável.

A China aprecia a adesão de longo prazo da Grécia ao princípio de Uma Só China e apoia a Grécia na salvaguarda de seus principais interesses e direitos e interesses legítimos, disse Li.

A Grécia desempenha um papel ativo na promoção do desenvolvimento das relações China-UE, e a China está disposta a fazer esforços conjuntos com países relevantes, incluindo a Grécia, para promover o desenvolvimento da cooperação China-UE, disse Li.

Ele pediu a sinergia da Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China com o Plano de Recuperação e Resiliência da Grécia e expandir a cooperação em áreas como transporte, energia, infraestrutura, economia verde e economia digital.

Tassoulas reiterou o firme compromisso da Grécia com a política de Uma Só China. Ele disse que o parlamento grego fará contribuições positivas para a construção conjunta do Cinturão e Rota e cooperação bilateral em comércio, investimento e turismo.

Sair da versão mobile