Lhasa – Estima-se que existam de 106 a 114 leopardos-das-neves na Reserva Natural Nacional de Qomolangma.
Segundo os pesquisadores, o habitat potencial adequado para leopardos-das-neves totaliza cerca de 11.100 quilômetros quadrados ou 32,9% de toda a reserva natural no sudoeste da China.
Até o momento, 3 mil quilômetros quadrados de habitat dos leopardos-das-neves foram monitorados, representando 8,9% da reserva.
O monitoramento é parte de um programa de proteção do leopardo- das-neves na área do Monte Qomolangma que foi iniciado pela Fundação Vanke e pelos departamentos florestais da Região Autônoma do Tibet em 2013.
Até 2021, a fundação havia doado 11 milhões de yuans (US$ 1,63 milhões) e uma rede de proteção para os leopardos-das-neves foi estabelecida na área do Monte Qomolangma, de acordo com a reserva.
Os leopardos-das-neves estão sob a mais alta proteção nacional da China e são listados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Conhecidos como o “rei das montanhas nevadas”, geralmente são encontrados a uma altitude de 3 mil a 5 mil metros.
A Reserva Natural Nacional de Qomolangma está localizada na fronteira China-Nepal, com o Monte Qomolangma, o pico mais elevado do mundo, a uma altitude de 8.848,86 metros, em seu núcleo.