Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cientistas chineses descobrem novo gene para melhorar produção de trigo

Campos de trigo na aldeia de Xiaowei na cidade de Xinxiang, Província de Henan, em 17 de maio de 2022. (Xinhua/Zhang Haoran)

Beijing, 19 mai – Cientistas chineses descobriram um novo gene que pode aprimorar a produção do trigo através do aumento de sua tolerância à seca e a eficácia no uso de nitrogênio, anunciou a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS, em inglês).

A seca e a deficiência de nitrogênio são os principais fatores limitantes que afetam a produção global de trigo, afirmou Ma Youzhi, da CAAS.

Aumentar geneticamente a tolerância à seca e a eficácia no uso de nutrientes permite uma produção sustentável e estável de trigo em áreas onde há escassez de água e baixa fertilidade do solo devido ao aquecimento global e à diminuição de recursos naturais, explicou Ma.

Pesquisadores da CAAS clonaram o GmTDN1, um gene codificando um fator de transcrição semelhante ao DREB, de uma variedade de soja resistente ao estresse e o introduziram em duas variedades modernas de trigo de inverno. As variedades de trigo apresentaram melhorias significativas na tolerância à seca e baixo nitrogênio.

A descoberta tem o potencial de contribuir para a segurança alimentar global, melhorando a tolerância à seca e a eficácia no uso de nitrogênio das culturas de cereais, segundo o estudo publicado recentemente na revista Plant Biotechnology Journal.

Sair da versão mobile