Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cidades chinesas usam mais água reciclada

Lago natural que ajuda a reservar precipitação no corredor ecológico da cidade de Qian'an, Província de Hebei, no norte da China, em 1º de agosto de 2021. (Xinhua/Mu Yu)

Beijing, 20 mai – As cidades chinesas aumentaram seu uso de água reciclada no ano passado em meio à intensificação dos esforços nacionais para construir mais cidades de economia de água, mostram os dados oficiais.

Um total de 16,1 bilhões de metros cúbicos de água reciclada foi utilizado nas cidades chinesas em 2021, um aumento de 18,9% em comparação com o nível de 2020, de acordo com o Ministério da Habitação e do Desenvolvimento Urbano-Rural.

Água reciclada se refere a águas residuais ou pluviais que atendem a certos padrões de qualidade e está pronta para reutilização após o tratamento.

Desde 2015, a China tem experimentado o projeto “cidade-esponja” em 50 cidades para reduzir o alagamento e coletar e reciclar a água da chuva, disse o ministério.

Até o final de 2021, cerca de 130 cidades se tornaram em cidades de economia de água, servindo de modelos e líderes dos esforços de conservação de água na área urbana.

Para consertar elos fracos na rede e operação de abastecimento de água, o ministério também instruiu as autoridades locais a melhorar as instalações de abastecimento de água e os sistemas de gestão.

A semana publicitária nacional sobre conservação de água urbana de 2022 vai de 15 a 21 de maio, com o tema “construir cidades que economizam água e promover o desenvolvimento verde e com baixo teor de carbono”.

O ministério explicou que o próximo passo é trabalhar com outros departamentos para construir redes sólidas de circulação de água em áreas urbanas e promover a conservação da água nas cidades para ajudar a construir um padrão de desenvolvimento verde e incentivar estilos de vida verdes.

Sair da versão mobile