Urumqi, 18 mai – A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, registrou um comércio exterior de cerca de 52 bilhões de yuans (US$ 7,7 bilhões) nos primeiros quatro meses deste ano, um aumento anual de 33,7%, de acordo com a alfândega local.
De janeiro a abril, as exportações de Xinjiang atingiram 42,5 bilhões de yuans, marcando um crescimento anual de 45,4%, segundo a alfândega de Urumqi.
Durante esse período, o comércio exterior da região com os países ao longo do Cinturão e Rota atingiu 47,46 bilhões de yuans, um aumento de 45,2% em termos anuais, enquanto o comércio com membros da Parceria Econômica Regional Abrangente subiu 30,8%, para 3,34 bilhões de yuans.
Os produtos de mão-de-obra, mecânicos e elétricos foram as principais exportações de Xinjiang, de acordo com a alfândega.
Além disso, o volume de importação e exportação das quatro áreas alfandegárias integradas, Kashgar, Alashankou, Horgos e Urumqi, aumentou 130,2% ano a ano para 9,53 bilhões de yuans, representando 18,3% do comércio exterior total de Xinjiang nos quatro meses de 2022.