Beijing, 17 mai – Dois especialistas em saúde da China expressaram confiança na política chinesa de prevenção e controle da epidemia, dizendo que o país vencerá a batalha contra a COVID-19 com esforços contínuos.
Ma Xiaochun, especialista do mecanismo conjunto de prevenção e controle contra a COVID-19 do Conselho de Estado, disse que a China deve manter o que provou ser bem-sucedido para conter a epidemia em pequenas áreas e reduzir o número de surtos em grande escala.
A prática provou que as medidas de prevenção e controle da China são científicas e eficazes, afirmou Ma, que também é diretor do departamento de terapia intensiva do Primeiro Hospital da Universidade Médica da China.
“Acreditamos que, diante da epidemia, venceremos enquanto permanecermos no curso”, disse Ma.
Medidas rigorosas de prevenção e controle são necessárias para proteger a vida da grande maioria das pessoas, disse Du Bin, vice-presidente do Hospital da Faculdade de Medicina União de Beijing.
Qualquer afrouxamento das medidas de prevenção e controle terá graves consequências, dada a situação da China, acrescentou Du.
Observando que uma alta proporção de casos graves na onda atual não foi vacinada, Du pediu que os indivíduos elegíveis sejam vacinados o mais breve possível, pois os dados mostram que a vacinação continua eficaz na redução do risco de doenças graves e morte.