Beijing – O mais alto órgão consultivo político da China convocou na sexta-feira uma sessão bissemanal de consulta, na qual os participantes contribuíram com sugestões para melhorar ainda mais a capacitação para aqueles que amam o país e amam as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.
A sessão do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) foi presidida por Wang Yang, presidente do Comitê Nacional da CCPPC e membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China.
Destacando a necessidade e a urgência de aumentar a capacitação das fileiras de patriotas que amam o país, Hong Kong e Macau, Wang relevou a importância de aderir aos princípios fundamentais de “patriotas administram Hong Kong” e “patriotas administram Macau”.
Ele pediu esforços para unir os patriotas e ajudá-los a melhorar as capacidades, incluindo aumentar a consciência política, forjar laços estreitos com o povo e resolver problemas, de modo a contribuir para a realização da boa governança nas regiões administrativas especiais e garantir a prática constante de “um país, dois sistemas”.
Dez conselheiros políticos e um representante convidado falaram na sessão, enquanto mais de 90 conselheiros políticos expressaram suas opiniões por meio de uma plataforma online.
Eles estenderam felicitações pela eleição de John Lee como chefe do Executivo designado do sexto mandato da Região Administrativa Especial de Hong Kong com uma esmagadora maioria de votos e expressaram confiança na harmonia, estabilidade, prosperidade e desenvolvimento de Hong Kong.
Os conselheiros políticos referiram que, desde o regresso de Hong Kong e Macau à pátria, aqueles que amam o país, e amam Hong Kong e Macau, trabalharam muito e desempenharam um papel importante, resistiram aos testes e assumiram responsabilidades.
Os conselheiros políticos sugeriram que deveria ser dada alta prioridade ao reforço da integridade política e da capacidade de governação entre as equipes dirigentes das regiões administrativas especiais.
Para aqueles em organizações políticas e sociais nas regiões administrativas especiais que amam o país e amam Hong Kong e Macau, os conselheiros políticos sugeriram que esforços deveriam ser feitos para fortalecer ainda mais sua posição política, promover a auto-reforma e fortalecer a gestão interna.
Os conselheiros sugeriram ainda dar importância à união dos setores profissionais, aumentar o número daqueles que amam o país e amam Hong Kong e Macau, melhorar a composição dos membros da CCPPC das regiões administrativas especiais e reforçar a educação patriótica para os jovens nas regiões.