Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China desvia mais de 53 bilhões de metros cúbicos de água para norte

Foto aérea das comportas de uma barragem no Grande Canal, cidade de Dezhou, Província de Shandong, leste da China, em 28 de abril de 2022. (Xinhua/Guo Xu Lei)

Beijing – As rotas leste e central do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte da China transferiram 53,1 bilhões de metros cúbicos de água até sexta-feira, mostraram os dados oficiais divulgados no sábado.

O projeto reabasteceu mais de 50 rios com um total de 8,5 bilhões de metros cúbicos e recuperou mais de 5 bilhões de metros cúbicos de águas subterrâneas superexploradas.

Desde 2014, mais de 140 milhões de pessoas no norte, incluindo das metrópoles como Beijing e Tianjin, contam com o projeto como uma importante fonte de água.

Em uma reunião realizada na sexta-feira, o ministro dos Recursos Hídricos da China, Li Guoying, pediu esforços para acelerar a construção de acompanhamento da rota central e o planejamento da rota oeste.

O Projeto de Desvio de Água Sul-Norte tem três rotas.

A rota central, a mais proeminente das três devido ao seu papel no fornecimento de água à capital do país, começa no reservatório Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. A rota começou a fornecer água em dezembro de 2014.

A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para alimentar áreas como Tianjin e Shandong.

A rota oeste está em fase de planejamento e ainda não foi construída.

Sair da versão mobile