Beijing – As rotas leste e central do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte da China transferiram 53,1 bilhões de metros cúbicos de água até sexta-feira, mostraram os dados oficiais divulgados no sábado.
O projeto reabasteceu mais de 50 rios com um total de 8,5 bilhões de metros cúbicos e recuperou mais de 5 bilhões de metros cúbicos de águas subterrâneas superexploradas.
Desde 2014, mais de 140 milhões de pessoas no norte, incluindo das metrópoles como Beijing e Tianjin, contam com o projeto como uma importante fonte de água.
Em uma reunião realizada na sexta-feira, o ministro dos Recursos Hídricos da China, Li Guoying, pediu esforços para acelerar a construção de acompanhamento da rota central e o planejamento da rota oeste.
O Projeto de Desvio de Água Sul-Norte tem três rotas.
A rota central, a mais proeminente das três devido ao seu papel no fornecimento de água à capital do país, começa no reservatório Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. A rota começou a fornecer água em dezembro de 2014.
A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para alimentar áreas como Tianjin e Shandong.
A rota oeste está em fase de planejamento e ainda não foi construída.