Beijing – O Banco Popular da China (banco central) afirmou na sexta-feira que aproveitará diversas ferramentas monetárias para manter a liquidez em um nível abrangente e, ao mesmo tempo, assegurar um crescimento estável de crédito.
Embora o índice de macroalavancagem do país possa provavelmente aumentar, permanecerá dentro de uma faixa razoável, disse o Banco em um comunicado online.
A declaração veio após o lançamento dos dados de crescimento de crédito de abril, que mostraram uma contração acentuada nos novos empréstimos denominados em yuans do nível em março, refletindo um declínio na demanda de financiamento das empresas em parte devido ao impacto pandêmico.
O banco central continuará a cortar o custo de financiamento para as empresas e oferecerá apoio direcionado àqueles mais afetados pela pandemia.
Os dados desta sexta-feira também mostraram que o M2, uma medida ampla da oferta de dinheiro que cobre o dinheiro em circulação e todos os depósitos, aumentou 10,5% ano a ano no final do mês passado.