Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e República da Coreia concordam em impulsionar cooperação pragmática

Seul – O vice-presidente da China, Wang Qishan, em visita a Seul, e o presidente recém-empossado da República da Coreia, Yoon Suk-yeol, concordaram nesta terça-feira em impulsionar as relações bilaterais e a cooperação pragmática.

Como representante especial do presidente chinês, Xi Jinping, Wang participou da cerimônia de posse no mesmo dia. Durante sua reunião com Yoon, Wang transmitiu as cordiais saudações de Xi e seus melhores desejos para ele.

A China e a República da Coreia, como vizinhas próximas e importantes parceiras, testemunharam um desenvolvimento integral e rápido nas relações bilaterais com crescentes interesses comuns desde o estabelecimento de relações diplomáticas, lembrou Wang, acrescentando que ante um mundo cambiante e uma pandemia não vista em um século, fortalecer a cooperação bilaterais é de maior importância para ambas as partes, para a região e para o mundo inteiro.

A China está disposta a trabalhar com a República da Coreia para elevar continuamente a parceria cooperativa estratégica para um nível superior e manter-se ao ritmo dos tempos, sublinhou.

Wang apresentou uma proposta de cinco pontos sobre o desenvolvimento futuro das relações bilaterais.

Primeiro, a China e a República da Coreia devem fortalecer a comunicação estratégica e os intercâmbios de alto nível, além de revitalizar o diálogo e os intercâmbios em todos os níveis.

Segundo, as duas partes devem aprofundar a cooperação pragmática, fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países e aprofundar a cooperação em áreas chave e em mercados terceiros para fortalecer a cooperação bilateral.

Terceiro, como a China e a República da Coreia estão ligadas geograficamente, seus povos estão conectados pelo parentesco e as culturas desfrutam de uma afinidade natural, os dois países devem aproveitar ao máximo esta vantagem e considerar o 30º aniversário das relações diplomáticas e o Ano dos Intercâmbios Culturais entre a China e a República da Coreia uma oportunidade para planejar e implementar mais atividades que conduzam a fortalecer a amizade entre os povos, com o fim de injetar continuamente energia positiva no crescimento dos laços bilaterais.

Quarto, os dois países devem fortalecer a comunicação e a coordenação em assuntos internacionais e regionais, comprometer-se a defender o multilateralismo e o sistema de livre comércio e promover o desenvolvimento e a prosperidade regional e mundial.

Quinto, as duas partes devem impulsionar conjuntamente a coordenação e a cooperação nos assuntos da Península Coreana e abordar adequadamente as questões sensíveis. A China apoia sinceramente as duas partes da Península Coreana na melhora das relações e na promoção da reconciliação e cooperação e está disposta a cimentar a comunicação com a República da Coreia para impulsionar a desnuclearização da Península Coreana e promover a paz duradoura.

Por sua parte, Yoon pediu que Wang transmita suas saudações ao presidente Xi.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os dois países testemunharam um rápido progresso no desenvolvimento das relações bilaterais e o comércio bidirecional atingiu uma alta histórica apesar da pandemia da COVID-19, apontou Yoon.

O governo sul-coreano, com base no respeito mútuo, está disposto a aproveitar o 30º aniversário dos laços diplomáticos como uma oportunidade para promover uma comunicação estratégica de alto nível e intercâmbios em todos os níveis mais estreitos, reforçar ainda mais os intercâmbios e a cooperação em todas as áreas e fortalecer a amizade entre os povos, para marcar o início de uma nova era para as relações bilaterais, indicou.

A República da Coreia está disposta a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China para promover conjuntamente a paz, a estabilidade e a prosperidade na Península Coreana, acrescentou.

Sair da versão mobile