Hong Kong – O Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) emitiu neste domingo uma declaração sobre a eleição bem-sucedida do chefe do Executivo do sexto mandato da RAEHK, parabenizando John Lee por sua eleição como o chefe do Executivo designado com votação esmagadora.
A eleição implementou ainda mais o princípio de “patriotas administrando Hong Kong” e demonstrou as vantagens do novo sistema eleitoral, apontou o gabinete de ligação, elogiando o pleito como uma nova prática bem-sucedida no desenvolvimento da democracia com características de Hong Kong.
A eleição foi realizada de acordo com as leis e regulamentos de forma justa, equitativa e ordenada, demonstrando um ambiente racional, unido e empreendedor, disse o gabinete de ligação.
Da mesma forma, a eleição mais uma vez provou que o novo sistema eleitoral é um bom sistema, em conformidade com o princípio “um país, dois sistemas” e adequado às realidades de Hong Kong, disse o gabinete.
“Temos total confiança no caminho democrático com características de Hong Kong”, afirmou.
A vitória de John Lee por uma votação esmagadora é a escolha solene dos membros do Comitê Eleitoral e representa a vontade dos residentes de Hong Kong, observou o escritório.
Os últimos cinco anos testemunharam um período extraordinário para a prática de “um país, dois sistemas” em Hong Kong, disse o gabinete.
Ele acrescentou que a equipe governante da RAEHK, liderada pela chefe do Executivo Carrie Lam, exerceu uma administração baseada na lei em Hong Kong e respondeu com calma aos graves impactos decorrentes da perturbação das alterações legislativas propostas, bem como da COVID-19 e da mudanças adversas do ambiente externo.
Os esforços da equipe estabeleceram uma base sólida para o desenvolvimento futuro de Hong Kong e o trabalho do novo governo da RAEHK, disse o gabinete.
O gabinete expressou confiança em John Lee, dizendo esperar que ele lidere o governo da RAEHK e que pessoas de todos os setores da sociedade abram um novo capítulo para o desenvolvimento de Hong Kong.