Beijing – A China certamente vencerá a guerra contra a COVID-19 com sua política científica e eficaz de controle epidêmico que suportará o teste do tempo, de acordo com uma reunião da mais alta liderança na quinta-feira.
A reunião do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) foi presidida por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh.
O encontro analisou a atual situação de prevenção e controle epidêmico, estudou prioridades e tomou providências para trabalho relevante.
A reunião disse que desde março a China tem resistido ao mais desafiador teste de controle da COVID-19 desde a batalha anti-epidemia de Wuhan, e garantiu progressos com esforços conjuntos em todo o país.
Como a pandemia ainda está se espalhando pelo mundo e o coronavírus continua em mutação, há muita incerteza sobre como a pandemia se desenvolverá, de acordo com a reunião, que alertou contra qualquer afrouxamento nos esforços de controle.
“O relaxamento levará, sem dúvida, a um grande número de infecções, casos críticos e mortes, impactando seriamente o desenvolvimento econômico e social e a vida e a saúde das pessoas”, disse o encontro.
A reunião ressaltou a importância de aderir inabalavelmente à política dinâmica de zero-COVID e combater resolutamente qualquer tentativa de distorcer, questionar ou rejeitar a política anti-COVID da China.
O controle da COVID-19 está em um estágio crucial, disse a reunião, convocando comitês do Partido e governos em todos os níveis a permanecer confiantes e promover o espírito de luta para construir uma forte defesa contra a pandemia.
O encontro ressaltou a necessidade de acelerar o ritmo do trabalho de controle para lidar com surtos esporádicos e a importância de fortalecer o desenvolvimento da capacidade, melhorar as medidas de resposta em tempo hábil e acelerar as pesquisas sobre a mutação do vírus e a prevenção da mutação.
O encontro também destacou medidas para garantir a vida da população e o abastecimento cotidiano, atender às necessidades das pessoas por serviços médicos e divulgar informações regularmente para atender às preocupações públicas.
Comitês partidários, governos e toda a sociedade devem se proteger contra a falta de vigilância, mobilizar plenamente o povo e tomar ações rápidas para implementar várias medidas e políticas de controle da COVID-19 de forma concreta e meticulosa.
A reunião também pediu um fortalecimento da confiança e da unidade entre os funcionários públicos e as pessoas na luta contra a COVID-19.