Beijing – Uma proibição anual de pesca de verão começou neste domingo nos principais mares da China no norte, leste e sul para conservar recursos de pesca.
A proibição abrange o Mar de Bohai, o Mar Amarelo, o Mar do Leste da China e as águas ao norte de 12 graus de latitude norte no Mar do Sul da China.
A moratória da pesca no Mar do Sul da China deve terminar em 16 de agosto. O país impõe a proibição anual na região desde 1999, como parte dos esforços para promover o desenvolvimento sustentável da pesca e melhorar a ecologia marinha.
Durante os próximos três dias, a Guarda Costeira da China no Mar do Sul e as autoridades locais patrulharão os principais locais de pesca e portos para garantir que a proibição seja bem observada.
Após o meio termo da moratória, elas realizarão três ações de aplicação da lei no Golfo de Beibu, no Estuário do Rio das Pérolas e na fronteira hídrica das províncias de Fujian e Guangdong, em uma tentativa de reprimir a pesca ilegal e proteger os recursos marinhos.
A proibição da pesca terminará em 1º de setembro para o Mar Amarelo e as águas do Mar de Bohai ao norte de 35 graus de latitude norte, enquanto para o Mar do Leste da China durará até 16 de setembro, de acordo com o uso de diferentes redes de pesca.
De acordo com as autoridades da cidade de Qingdao, na Província de Shandong, a proibição envolve 17 mil pescadores. A cidade distribuirá, pela primeira vez, cerca de 70 milhões de yuans (US$ 10,6 milhões) em subsídios para conservação de recursos pesqueiros marinhos.
O departamento de agricultura e assuntos rurais da Província de Zhejiang anunciou a proibição da venda de oito tipos de produtos marinhos congelados ou vivos após 8 de maio.
O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, o Ministério da Segurança Pública e a Guarda Costeira da China realizaram conjuntamente uma reunião na sexta-feira sobre a implantação de ações especiais de fiscalização para a proibição da pesca de verão deste ano.
O encontro enfatizou a importância do patrulhamento e de outras ações de aplicação da lei. As autoridades proibiram cerca de 8 mil embarcações ilegais relacionadas à pesca em 2021, a ordem da proibição da pesca de verão melhorou e os recursos da pesca marinha continuam a se recuperar, exaltaram os participantes do evento.