Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, disse na sexta-feira que a China está pronta para trabalhar com os países caribenhos para promover a paz e o desenvolvimento, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e levar adiante a amizade entre o povo.
Wang fez as observações durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores realizada por meio de videoconferência, com nove países caribenhos que têm relações diplomáticas com a China — Dominica, Antígua e Barbuda, Bahamas, Granada, Guiana, Jamaica, Suriname, Trinidad e Tobago e Barbados.
Observando a parceria abrangente aprofundada de cooperação e cooperação frutífera entre os dois lados, Wang disse que a China e os países do Caribe deram um exemplo de respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo e desenvolvimento comum entre países de todos os tamanhos.
Ele acrescentou que é mais importante do que nunca que a China e os países do Caribe fortaleçam a solidariedade e aprofundem a cooperação à medida que o mundo enfrenta desafios complexos no desenvolvimento econômico e na segurança.
A China está pronta para trabalhar com os países caribenhos para promover a paz e o desenvolvimento, elaborar um projeto para o desenvolvimento das relações bilaterais, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e levar adiante a amizade entre os povos.
“A China continuará a fornecer assistência econômica e técnica aos países do Caribe sem compromisso político, apoiar projetos-chave preocupados com os países do Caribe e desenvolver projetos que beneficiem a subsistência das pessoas”, disse Wang.
A China decidiu doar suprimentos antipandêmicas e médicos para países do Caribe que tenham relações diplomáticas com a China e o secretariado da Comunidade do Caribe, criar um fundo de prevenção e mitigação de desastres China-Caribe e fornecer mais bolsas governamentais para países do Caribe, observou Wang.
Chamando a China de um importante e confiável parceiro de desenvolvimento, os participantes caribenhos agradeceram à China sua assistência altruísta ao desenvolvimento econômico e social dos países caribenhos, particularmente o forte apoio da China para enfrentar os desastres naturais e a pandemia da COVID-19.
Eles disseram que os países caribenhos seguem firmemente a política de Uma Só China, apoiam a China na salvaguarda de sua soberania e integridade territorial e apoiam a China na realização da reunificação nacional. Eles disseram que os países caribenhos apoiam e participam ativamente da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota.
Eles saudaram a Iniciativa de Desenvolvimento Global e à Iniciativa de Segurança Global, dizendo que estas duas importantes iniciativas propostas pela China demonstram plenamente seu papel de liderança como um país importante.
Os países caribenhos estão prontos para trabalhar com a China para promover a implementação das duas iniciativas, salvaguardar a paz e a estabilidade mundial, e construir a sinergia para o desenvolvimento global, disseram.
Disseram que apreciam a China por defender a justiça nos assuntos internacionais e praticar um verdadeiro multilateralismo, e expressaram vontade de trabalhar com a China para aumentar a solidariedade para lidar com as mudanças climáticas e outros desafios globais.