Beijing, 26 abr – Na terça-feira, a China abriu a cápsula de retorno da nave tripulada Shenzhou-13, que transportou três astronautas de volta à Terra em 16 de abril, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
Itens transportados pela espaçonave, incluindo sementes de culturas, cartão de memória de alta definição 8K armazenando imagens e vídeos tirados pelos astronautas em órbita, selos comemorativos e pinturas de adolescentes de Hong Kong, foram retirados da cápsula de retorno.
Desde a criação do projeto espacial tripulado do país, a China tem constantemente dado importância à contribuição para a economia nacional e na vida da população, disse a CMSA.
A nave espacial Shenzhou-13 foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, em 16 de outubro de 2021. Experimentos sobre ciência e tecnologia espacial foram realizados durante o voo em órbita.
A missão destaca que a China concluiu a verificação das principais tecnologias de sua estação espacial, e também estabeleceu um recorde para a duração dos astronautas chineses em órbita.