Beijing, 25 abr – Um dos principais epidemiologistas chineses reiterou que a atual abordagem dinâmica zero-COVID da China visa eliminar surtos de COVID-19 em vez de infecções individuais.
“A essência da abordagem dinâmica zero-COVID é a detecção precoce e medidas de resposta rápida para impedir a disseminação contínua do vírus nas comunidades para proteger a saúde e a vida da população em maior medida”, disse Liang Wannian, chefe do painel de especialistas em resposta à COVID-19 da Comissão Nacional de Saúde, em entrevista recente à Xinhua.
Analisando o conceito, Liang disse que “dinâmica” significa que, embora não seja garantido que nenhum indivíduo será infectado com o novo coronavírus a curto prazo, a China é capaz de identificar e conter rapidamente um surto uma vez que é detectado, para evitar que o vírus cause maior dano à população em geral.
Atualmente, a abordagem “zero-COVID” do país envolve fazer de tudo para evitar a propagação de surtos, transmissão sustentada em nível comunitário e ressurgimentos em larga escala, em vez de eliminar completamente o novo coronavírus, observou ele.
A China está correndo contra o tempo para controlar o pico de infecções transmitidas localmente que começou em março.