Beijing, 21 abr – O presidente chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira salientou seguir uma abordagem centrada na população e colocar o desenvolvimento e o bem-estar da população como prioridade na agenda ao promover a recuperação econômica.
Quando as políticas são implementadas, medidas adotadas e ações tomadas, devemos sempre dar prioridade máxima para melhorar a vida da população, disse Xi ao proferir um importante discurso por vídeo na cerimônia de abertura da Conferência Anual 2022 do Fórum Boao para a Ásia.
“A pandemia da COVID-19 tem prejudicado seriamente os ganhos obtidos pelo mundo na redução da pobreza na última década. A recuperação desequilibrada está agravando a desigualdade em todo o mundo, ampliando ainda mais a divisão Norte-Sul”, observou Xi.
Ele sublinhou permanecer comprometido com a construção de uma economia mundial aberta, indicando que devem ser feitos esforços para permanecer no topo da tendência dominante da globalização econômica, aumentar a coordenação de macropolíticas e recorrer à ciência e à tecnologia para mais motores de crescimento.
As cadeias industriais e de suprimentos globais devem ser mantidas estáveis, enquanto graves repercussões negativas de ajustes políticos em alguns países devem ser evitadas, disse Xi.
Para enfrentar o desenvolvimento desigual e inadequado, Xi enfatizou a devida atenção às necessidades imediatas dos países em desenvolvimento e o avanço da cooperação prática em áreas-chave, como redução da pobreza, segurança alimentar, financiamento do desenvolvimento e industrialização.