Guangzhou, 21 abr – O comércio exterior da Província de Guangdong, um centro manufatureiro e principal participante do comércio exterior na China, totalizou 1,84 trilhão de yuans (US$ 285,8 bilhões), um aumento de 0,6% em termos anuais, informou a autoridade aduaneira provincial nesta quinta-feira.
Suas exportações cresceram 2,2% ano a ano, para 1,14 trilhão de yuans, enquanto as importações diminuíram 2%, para 691,9 bilhões de yuans.
No primeiro trimestre, as importações e exportações de Guangdong para a Associação das Nações do Sudeste Asiático totalizaram cerca de 283,6 bilhões de yuans, um aumento de 0,9%, representando 15,4% do comércio exterior total da província.
O comércio de Guangdong com os Estados Unidos cresceu 10% anualmente, para 225,2 bilhões de yuans, e o comércio com a União Europeia também aumentou durante o período.
Nos primeiros três meses deste ano, as exportações de circuitos integrados, equipamentos automáticos de processamento de dados e seus componentes, e equipamentos elétricos de Guangdong aumentaram 16,9%, 9,1% e 6,8%, respectivamente. No mesmo período, as exportações de produtos intensivos em mão-de-obra cresceram 2,5%.
A importação de circuitos integrados de Guangdong aumentou 8%, representando 36,3% do valor total da importação. As importações de grãos, petróleo bruto e gás natural da província também aumentaram no primeiro trimestre.