Beijing, 19 abr – A China elaborou uma série de medidas para reforçar seu apoio financeiro para a economia real, anunciaram as autoridades financeiras do país nesta segunda-feira.
O país aumentará o apoio financeiro para ajudar as entidades de mercado com dificuldades, garantir o fluxo desimpedido da economia e promover as exportações, conforme uma circular publicada conjuntamente pelo Banco Popular da China (banco central) e a Administração Estatal de Divisas.
A China aumentará o apoio financeiro para indústrias, empresas e pessoas afetadas pela epidemia, orientará as instituições financeiras a expandirem a escala de empréstimos e fará concessões de juros adequadas à economia real, além de melhor implementar o financiamento inclusivo para as micro e pequenas empresas, segundo a circular.
As instituições financeiras devem atender às necessidades de financiamento das empresas de transporte e logística e dos caminhoneiros, bem como fazer arranjos razoáveis para a prorrogação ou renovação de empréstimos conforme apropriado se essas entidades enfrentarem dificuldades para pagar seus empréstimos devido à epidemia da COVID-19, observou a circular.
O país também expandirá o projeto experimental de facilitação de recebimentos e pagamentos de divisas para todo o país, simplificará a liquidação com renminbi (moeda chinesa) e aumentará a eficiência do uso transfronteiriço da moeda chinesa, acrescentou.