Beijing, 19 abr – O banco central da China anunciou na segunda-feira que tinha entregue 600 bilhões de yuans (US$ 94,1 bilhões) em lucros excessivos ao orçamento central do país até meados de abril.
Os fundos serão usados principalmente para facilitar a devolução de crédito do imposto sobre o valor agregado (IVA) e aumentar os pagamentos de transferência do governo central para os governos locais, com um efeito aproximadamente equivalente ao da ação recém-anunciada do país para reduzir a taxa de depósitos compulsórios para as instituições financeiras em 0,25 ponto percentual, de acordo com o Banco Popular da China.
Durante todo o ano, o banco central chinês planeja entregar mais de 1,1 trilhão de yuans em lucros excessivos ao orçamento central para apoiar as empresas, estabilizar o emprego e garantir o bem-estar da população.
O banco central prometeu acelerar a remessa de lucros, acrescentando que a sinergia entre a remessa e outras políticas monetárias ajudará a manter uma liquidez razoável e ampla no mercado.