Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório econômico: China reduzirá taxa de depósitos compulsórios

Beijing, 16 abr – O banco central da China disse nesta sexta-feira que decidiu reduzir a taxa de depósitos compulsórios (RRR, sigla em inglês) para as instituições financeiras a partir de 25 de abril para apoiar o desenvolvimento da economia real e diminuir o custo geral de financiamento.

O índice de RRR será reduzido em 0,25 ponto percentual, exceto para instituições financeiras que já implementaram um RRR de 5%, informou o Banco Popular da China (BPC) em comunicado.

O corte, após uma redução ampla semelhante em dezembro passado, ecoou a reunião do Conselho de Estado da quarta-feira, que decidiu adotar ferramentas monetárias, como cortes de RRR apropriados para aumentar a capacidade de entrada de crédito dos bancos. Essas ferramentas fortalecerão o apoio financeiro a setores e empresas menores atingidas pela epidemia.

A redução deve liberar 530 bilhões de yuans (US$ 82,95 bilhões) em liquidez de longo prazo, disse o BPC.

Após a redução, o RRR médio ponderado para as instituições financeiras chinesas ficará em 8,1%, disse o banco central.

A redução visa melhorar a estrutura de fundos das instituições financeiras e aprimorar suas capacidades na alocação de fundos para aumentar o apoio à economia real, disse o banco.

As instituições financeiras serão orientadas a usar os recursos liberados para apoiar as micro, pequenas e médias empresas severamente afetadas pela pandemia.

O corte reduzirá custos de financiamento para instituições financeiras em cerca de 6,5 bilhões de yuans por ano, disse o BPC.

“A redução do RRR ajudará a ancorar as expectativas do mercado, aumentar a confiança do mercado, expandir a demanda e estabilizar os fundamentos econômicos contra as pressões triplas de demanda encolhida, oferta interrompida e expectativas enfraquecidas”, disse Wen Bin, analista-chefe do China Minsheng Bank.

Wen também esperava que a redução impulsione o sentimento do mercado acionário e contribua para o desenvolvimento saudável do mercado imobiliário.

O banco central disse que reduzirá a taxa em mais 0,25 ponto percentual para os bancos comerciais da cidade que operam apenas nas áreas administrativas provinciais e os bancos comerciais rurais que estão atualmente sujeitos a um RRR acima de 5%, de modo a aumentar o apoio às pequenas e microempresas e o setor agrícola.

O BPC reafirmou sua postura de implementar uma política monetária prudente, evitando estímulos “enchentes”, e utilizando melhor as ferramentas de política monetária para ajustar tanto o agregado monetário quanto a estrutura monetária.

Entrando em 2022, a segunda maior economia do mundo está manobrando suas ferramentas políticas para amortecer as crescentes pressões descendentes trazidas pelo ressurgimento de pandemias domésticas e situações globais voláteis.

A China disse anteriormente que lançará novas políticas, incluindo adiar pagamentos de prêmios de seguro de pensão e canalizar mais fundos de seguro-desemprego para fortalecer a economia real. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo