Xining, 14 abr – Um asteroide recebeu o nome da base de observação astronômica chinesa de Lenghu, localizada na Província de Qinghai, no noroeste da China, informaram fontes locais nesta quarta-feira.
O asteroide de código de 592710 foi descoberto em 2011 por astrônomos na Estação Xuyi do Observatório da Montanha Roxa da Academia Chinesa de Ciências (ACC) na Província de Jiangsu, no leste da China.
O asteroide, Lenghu, é um asteroide do cinturão principal entre as órbitas de Marte e Júpiter, disse Zhao Haibin, astrônomo do Observatório da Montanha Roxa.
Localizada na montanha Saishiteng, cidade de Lenghu, a base de observação astronômica de Lenghu fica na borda noroeste da Bacia de Qaidam, no planalto Qinghai-Tibet, com uma altitude média de cerca de 4 mil metros.
Após três anos de monitoramento, pesquisadores dos Observatórios Astronômicos Nacionais sob a ACC descobriram que a montanha Saishiteng era um local ideal para construir um observatório astronômico.
Nove projetos de telescópios astronômicos ópticos foram instalados na base, com um investimento de quase 2 bilhões de yuans (cerca de US$ 314 milhões), de acordo com o parque industrial de Lenghu.