Nanjing, 12 abr – Wang Heng, um sobrevivente do Massacre de Nanjing, faleceu em 7 de abril aos 100 anos, informou o Memorial das Vítimas no Massacre de Nanjing por Invasores Japoneses na terça-feira.
A morte de Wang reduziu o número de sobreviventes vivos para 57. Quatro sobreviventes morreram este ano, de acordo com o memorial.
O Massacre de Nanjing ocorreu quando as tropas japonesas capturaram a cidade em 13 de dezembro de 1937. Durante seis semanas, eles mataram cerca de 300 mil civis chineses e soldados desarmados em um dos episódios mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial.
Wang perdeu o pai durante o massacre. Seu pai foi agredido fisicamente por soldados japoneses e depois adoeceu gravemente e morreu.
Aos 90 anos, Wang abriu uma conta no Weibo com a ajuda de sua neta para divulgar a verdade sobre o massacre. A conta tem quase 8 mil seguidores e muitos usuários de Weibo expressaram suas condolências comentando em seu último post depois de saber da morte de Wang.
O governo chinês preservou os testemunhos dos sobreviventes, registrados em documentos escritos e em vídeo. Os documentos sobre o massacre foram listados pela UNESCO no Registro da Memória do Mundo em 2015.