Xi’an – Especialistas em vida selvagem descobriram que a população de leopardos selvagens no norte da China está se expandindo, com pesquisas mostrando que os animais se estabelecem em novas áreas montanhosas.
A nova descoberta sobre a distribuição de leopardos resulta de uma pesquisa de uma década realizada por uma equipe liderada por Feng Limin, vice-diretor do centro de monitoramento e pesquisa de tigres siberianos e leopardos de Amur da Administração Nacional de Florestas e Pastagens.
A pesquisa mostra que existem leopardos selvagens nas principais cadeias montanhosas do norte da China e populações com crescimento sustentável foram formadas em algumas áreas, com populações de leopardos selvagens mostrando uma tendência de disseminação.
“Nosso monitoramento na montanha Ziwuling da Província de Shaanxi mostra que a população de leopardos nesta área é de cerca de 110, com uma densidade populacional de 2,4 por 100 quilômetros quadrados”, disse Feng.
É a maior população local conhecida de leopardos selvagens na China, de acordo com a equipe.
Enquanto isso, a densidade populacional na área de Heshun, em Shanxi, aumentou de 1,2 para 1,6 por 100 quilômetros quadrados, segundo Feng.
Feng acrescentou que o leopardo é um dos principais predadores da cadeia alimentar e a restauração de sua população envolve a restauração de populações de outros animais e plantas, biodiversidade e até a restauração geral do ecossistema.
A população de leopardos no norte da China caiu drasticamente na segunda metade do século 20. Os animais agora desfrutam da mais alta proteção em nível nacional na China.