Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e Hungria concordam em fortalecer a cooperação em vários campos

Suprimentos médicos doados pelo governo chinês são vistos no Aeroporto Internacional Liszt Ferenc de Budapeste, na Hungria, 29 de abril de 2020. (Foto por Attila Volgyi/Xinhua)

Beijing – A China e a Hungria prometeram na segunda-feira continuar fortalecendo a cooperação bilateral em diversas áreas para construir uma parceria estratégica abrangente mais forte.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o ministro dos Assuntos Exteriores e Comércio da Hungria, Peter Szijjarto, fizeram as declarações em uma conversa telefônica.

Wang transmitiu as felicitações dos líderes chineses pela nova vitória do partido Fidesz nas eleições parlamentares sob a liderança do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.

O resultado das eleições mostra que a política independente seguida pela parte húngara corresponde às condições nacionais do país e aos interesses comuns de seu povo, e que é apoiada firme e amplamente pelos cidadãos, disse Wang, desejando que a parte húngara obtenha um maior progresso sob a liderança do primeiro-ministro Orban.

Wang disse que, como o mundo se encontra em um novo período de turbulências e mudanças, é particularmente valioso e importante não só para a Hungria, mas também para outros países da Europa e para o resto do mundo, permanecer independentes.

Ao sublinhar a parceria estratégica abrangente entre a China e a Hungria, Wang disse que ambas as partes devem aprofundar a cooperação, consolidar o fundamento político, fortalecer sua capacidade para resistir conjuntamente aos riscos e desafios e proteger mutuamente a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento.

Assinalando que uma Hungria resiliente é firme na superação das dificuldades, Wang indicou que a China continuará apoiando incondicionalmente a Hungria na preservação de sua escolha independente do caminho de desenvolvimento.

Por sua parte, Szijjarto transmitiu a apreciação do primeiro-ministro Orban para os líderes chineses.

Szijjarto assinalou que está contente em ter a primeira conversa telefônica depois da eleição com o ministro das Relações Exteriores chinês, o que demonstra a confiança mútua e a amizade entre a Hungria e a China e o alto nível de suas relações.

A vitória do partido Fidesz indica a confiança do povo húngaro nas políticas interior e exterior do partido, mencionou.

A Hungria continuará protegendo firmemente seus interesses legítimos, e está disposta a aprofundar a cooperação com a China em diversas áreas e promover sua parceria estratégica abrangente a níveis mais altos, disse Szijjarto.

As duas partes também trocaram opiniões sobre as relações entre a China e a União Europeia (UE).

Wang assinalou que a parte chinesa seguirá as importantes opiniões elaboradas pelo presidente Xi Jinping durante a reunião com líderes da UE através de videoconferência, trabalhará com a UE para enfrentar os desafios globais e implementará os consensos atingidos pelos líderes da China e da UE para promover o desenvolvimento saudável e estável das relações China-UE.

Szijjarto indicou que a Hungria apoia com firmeza a amizade entre a UE e a China e continuará desempenhando um papel construtivo no desenvolvimento das relações UE-China com respeito e uma atitude realista.

Sair da versão mobile