Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chanceler chinês preside 3ª reunião de ministros das Relações Exteriores entre países vizinhos do Afeganistão

Hefei, 1º abr – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, presidiu nesta quinta-feira a 3ª reunião de ministros das Relações Exteriores entre países vizinhos do Afeganistão em Tunxi, na Província de Anhui, no leste da China.

Ele primeiro leu uma mensagem escrita do presidente chinês, Xi Jinping, e falou em nome do lado chinês.

Wang disse que, com o Afeganistão estando na encruzilhada da história, os países vizinhos lançaram o mecanismo de coordenação e cooperação e construíram um consenso político de cooperação para responder às mudanças na situação afegã. Esses movimentos incorporaram plenamente o espírito de boa vizinhança e assistência mútua.

Ele exigiu a defesa do conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado, maior impulso ao papel único do mecanismo de coordenação e cooperação entre os países vizinhos do Afeganistão, promoção de um desenvolvimento estável no país o quanto antes e trabalho conjunto para alcançar segurança e prosperidade regional duradoura.

Wang propôs apoio ao Afeganistão para embarcar em um caminho de autoconfiança, autoaperfeiçoamento, prosperidade, progresso e de desenvolvimento pacífico.

Os ministros das Relações Exteriores dos países presentes na reunião agradeceram ao presidente Xi por seu importante discurso, que injetou forte impulso no mecanismo de coordenação e cooperação entre os vizinhos do Afeganistão. Eles apreciaram o papel da China na reunião destes países para apoiar a reconstrução pacífica afegã.

Eles concordaram em intensificar a coordenação e cooperação para ajudar o Afeganistão a alcançar a paz, a estabilidade e a reconstrução econômica, e em apoiar e orientar o governo interino afegão a cumprir fielmente seus compromissos e responder positivamente às expectativas da comunidade internacional, especialmente seus vizinhos.

Eles também destacaram que os Estados Unidos e a OTAN devem assumir a responsabilidade primária pela reconstrução e desenvolvimento do Afeganistão e devolver os bens do povo afegão o mais rápido possível.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um discurso em vídeo, no qual elogiou o generoso apoio da China e de outros países vizinhos ao povo afegão. Ele destacou que a solidariedade dos vizinhos afegãos demonstra o espírito de uma comunidade global e sugeriu o fortalecimento da assistência humanitária, revitalização econômica e engajamento e cooperação construtiva.

Foi emitida uma declaração conjunta da terceira reunião de ministros das Relações Exteriores entre países vizinhos do Afeganistão e da Iniciativa de Tunxi de países vizinhos do Afeganistão sobre o apoio à reconstrução econômica e cooperação prática da nação.

Os participantes do evento decidiram lançar um mecanismo para reuniões regulares de enviados especiais de países vizinhos do Afeganistão sobre a questão afegã e estabeleceram três grupos de trabalho em diplomacia política, economia e assuntos humanitários e segurança e estabilidade.

O Uzbequistão sediará a quarta reunião de ministros das Relações Exteriores entre países vizinhos do Afeganistão.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Rashid Meredov, o vice-primeiro-ministro e ministro de Investimentos e Comércio Exterior do Uzbequistão, Sardor Umurzakov, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, e o ministro da Justiça tadjique, Muzaffar Ashouriyon, participaram da reunião.

Sair da versão mobile