Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Vice-premiê chinês pede cooperação reforçada com Turcomenistão

Beijing – O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, fez uma videoconferência nesta quarta-feira com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Rashid Meredov, pedindo uma cooperação reforçada em campos específicos, incluindo gás natural, segurança e intercâmbios entre pessoas.

Pedindo que a China e os parceiros estratégicos do Turcomenistão trabalhem para resultados ganha-ganha com base no respeito e confiança mútuos, Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que, com o cuidado pessoal dos líderes dos dois países, as relações bilaterais registraram um grande desenvolvimento e a cooperação em vários campos atingiu um recorde histórico.

A China está disposta a trabalhar com o lado turcomano para promover uma cooperação abrangente para mais novas conquistas, acrescentou.

Han propôs que a China e o Turcomenistão tomem a colaboração em gás natural como prioridade da cooperação pragmática para elevar as trocas nesta área a um novo nível e expandir ativamente a cooperação no desenvolvimento de energias renováveis, como eletricidade eólica e solar. Ele também pediu uma maior cooperação em agricultura, transporte, finanças e outros campos.

Os dois lados devem aprofundar a cooperação em segurança para aumentar a capacidade de proteger e responder a incidentes significativos e trabalhar para promover os intercâmbios entre pessoas.

A China está disposta a fortalecer a cooperação com o Turcomenistão na resposta à COVID-19, incluindo em vacinas, para construir conjuntamente a barreira da imunidade, acrescentou Han.

Notando que o Turcomenistão dá grande importância à parceria estratégica com a China, Meredov disse que o lado turcomano está disposto a manter contato próximo com a China e promover constantemente a cooperação pragmática para um novo patamar.

Sair da versão mobile