Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês mantém conversações com homólogo russo

Hefei – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, manteve conversações com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, nesta quarta-feira em Tunxi, Província de Anhui, no leste da China, e ambos os lados prometeram fortalecer os laços bilaterais.

Observando que os laços China-Rússia resistiram ao novo teste de uma mudança no cenário internacional, Wang disse que a relação manteve sua direção correta e mostrou forte resiliência.

“Ambos os lados têm uma vontade mais firme de desenvolver relações bilaterais e uma confiança mais forte para avançar na cooperação em várias áreas”, disse Wang.

A China está disposta a trabalhar com a Rússia para levar a relação a um nível mais alto na nova era, orientada pelo importante consenso entre os dois chefes de Estado, exaltou Wang.

Por sua vez, Lavrov salientou que a comunicação estratégica entre os dois chefes de Estado tem desempenhado um papel importante na garantia do desenvolvimento estável das relações bilaterais e na promoção de um mundo multipolar.

Ele destacou que a Rússia está disposta a trabalhar com a China na arena internacional e multilateral para promover o processo de multipolarização, se opor à hegemonia e à política de poder e defender os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.

Lavrov informou o lado chinês sobre as negociações com a Ucrânia, dizendo que a Rússia está comprometida em aliviar as tensões, continuar as negociações de paz e manter a comunicação com a comunidade internacional.

Observando que a questão tem uma história complicada, Wang garantiu que a China apoia a Rússia e a Ucrânia na superação das dificuldades para continuarem suas negociações de paz, apoia os resultados positivos alcançados nas conversas até agora e apoia a desescalada das tensões o mais rápido possível e os esforços da Rússia e de outras partes para evitar uma crise humanitária em larga escala.

De uma perspectiva de longo prazo, lições devem ser tiradas da crise da Ucrânia e todas as preocupações legítimas de segurança de todas as partes devem ser respondidas com base no respeito mútuo e na segurança indivisível, apontou ele.

Wang pediu a criação de uma estrutura de segurança europeia equilibrada, eficaz e sustentável por meio do diálogo e da negociação, a fim de realizar uma paz duradoura na Europa.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre outros assuntos multilaterais, como a situação na Ásia-Pacífico e o mecanismo do BRICS.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo