Beijing – Os bancos comerciais da China verão seu lucro líquido aumentar quase 10% no primeiro semestre de 2022, devido ao crescimento econômico e à melhoria do ambiente de negócios no país, de acordo com um relatório do Banco da China.
No relatório sobre as perspectivas econômicas e financeiras para o segundo trimestre, o Instituto de Pesquisa do banco previu que o setor bancário manterá o impulso de crescimento no primeiro semestre do ano, com seus ativos e passivos subindo cerca de 8,5% em termos anuais.
A qualidade dos ativos dos bancos comerciais continuará a melhorar, estimou o relatório, esperando que a relação dos empréstimos de cobrança duvidosa diminua para cerca de 1,72%, e o saldo desse tipo de empréstimos tenha um pequeno aumento.
Em 2022, o apoio de crédito se concentrará em áreas-chave da economia real, com prioridades dadas ao setor manufatureiro, indústrias verdes, moradias de aluguel subsidiadas pelo governo e serviços a idosos, apontou o relatório.
Os empréstimos de médio e longo prazos para o setor manufatureiro devem aumentar mais de 30% ano a ano, enquanto que para a indústria manufatureira de alta tecnologia terão um crescimento mais rápido, acrescentou.