Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Premiê nepalês reúne-se com chanceler chinês para promover cooperação prática

O primeiro-ministro nepalês Sher Bahadur Deuba (à direita) reúne-se com o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Katmandu, Nepal, em 26 de março de 2022. (Foto por Hari Maharjan/Xinhua)

Katmandu – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o primeiro-ministro do Nepal, Sher Bahadur Deuba, concordaram no sábado durante uma reunião em Katmandu que ambas as partes farão um bom uso do Mecanismo de Consulta Conjunta Nepal-China para concluir os projetos-chave de cooperação existentes e explorar novas áreas de cooperação.

Ao indicar que a cooperação China-Nepal goza de amplo potencial, ambas as partes concordaram que o aprofundamento da cooperação prática não só atende às necessidades de ambos os países, mas também injetará um forte impulso ao desenvolvimento e à prosperidade regionais.

Deuba felicitou a China pelo sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022, e agradeceu à China por proporcionar um forte apoio ao desenvolvimento econômico e social do Nepal ao longo dos anos.

Deuba sublinhou que o Nepal continuará aderido firmemente à política de Uma Só China e nunca permitirá que nenhuma força utilize o território nepalês para se dedicar a atividades contra a China.

Wang assinalou que a China aprecia isso e está disposta a continuar firmemente ao lado do Nepal nos assuntos relacionados aos interesses fundamentais e às principais preocupações de cada lado.

A China trabalhará com o Nepal para proteger o princípio de não interferência nos assuntos internos e as normas básicas que regem as relações internacionais, resistir ao unilateralismo e opor-se à política de força, além de contribuir à paz e à estabilidade regionais, disse Wang.

Wang assinalou que a China e o Nepal sempre se apoiaram, confiaram e ajudaram um ao outro. A amizade tradicional entre os dois países se fortaleceu através da luta conjunta contra o sismo e a COVID-19, e sua cooperação de benefício mútuo tem registrado um contínuo e efetivo progresso.

As relações entre a China e o Nepal se tornaram um exemplo de tratamento igualitário e de cooperação de benefício mútuo entre países grandes e pequenos, bem como uma demonstração da prática da diplomacia de boa vizinhança da China, afirmou.

A China continuará apoiando com firmeza o Nepal para proteger a soberania e a dignidade nacionais, explorar um caminho de desenvolvimento adequado a suas condições nacionais e buscar políticas internas e externas independentes, disse Wang.

Guiada pelo importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países, a China está disposta a expandir a cooperação geral com o Nepal e impulsionar sua parceria de cooperação estratégica caracterizada pela amizade eterna em prol do desenvolvimento e da prosperidade, salientou.

As duas partes também trocaram opiniões sobre o fortalecimento da cooperação multilateral. Deuba disse que a parte nepalesa acredita que a equidade e a justiça devem ser defendidas nos assuntos internacionais, sendo que a Carta das Nações Unidas e o direito internacional devem ser respeitados.

Depois da reunião, ambas as partes assistiram por vídeo à cerimônia de conclusão do Aeroporto Internacional de Pokhara.

Sair da versão mobile