Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Poluição de Beijing cai 33% em janeiro e fevereiro

Foto tirada com um celular mostra uma vista do Big Air Shougang, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022, em Beijing, capital da China, em 16 de janeiro de 2022. (Xinhua/Chen Yehua)

Beijing, 28 mar – Beijing testemunhou uma queda na leitura de um índice primário de poluição do ar de 33,3% em termos anuais nos dois primeiros meses deste ano, mostraram dados oficiais.

A concentração média de PM2,5 da cidade foi de 34 microgramas por metro cúbico no período de janeiro a fevereiro, revelou a secretaria municipal de ecologia e meio ambiente da capital chinesa.

A cidade não reportou dias severamente poluídos nos dois meses.

Durante o período dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, de 4 a 20 de fevereiro, a leitura média de PM2,5 da cidade foi de 23 microgramas por metro cúbico.

A leitura de PM2,5 é um medidor que monitora partículas aéreas de 2,5 mícrons ou menos de diâmetro, que podem penetrar profundamente nos pulmões das pessoas e representar sérios riscos à saúde.

Beijing fez um avanço em seu controle de poluição do ar no ano passado, quando a cidade atingiu o padrão nacional de qualidade do ar. A concentração média da cidade de PM2,5 foi de 33 microgramas por metro cúbico em 2021, o menor nível desde que os registros começaram em 2013.

Sair da versão mobile