Beijing, 28 mar – Um parque eólico offshore na área costeira da vila de Shapa, Província de Guangdong, no sul da China, havia gerado um bilhão de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade até 25 de março deste ano, informou o Science and Technology Daily nesta segunda-feira.
A quantidade de eletricidade gerada pode substituir 307.600 toneladas de carvão padrão e reduzir 840 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono, o equivalente ao acrescentar 3.309 hectares de floresta de folhas largas, de acordo com a reportagem.
O parque eólico, fornecendo energia verde para o desenvolvimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, foi financiado e construído pela China Three Gorges Renewables (Group) Co., Ltd, com uma capacidade instalada total de dois milhões de kW.
Consiste em 315 turbinas eólicas offshore, quatro estações de reforço offshore e quase mil quilômetros de cabos submarinos.
A Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau pode receber anualmente cerca de 5,6 bilhões de kWh de energia limpa gerada pelo parque eólico, atendendo ao consumo anual de eletricidade de cerca de 2,4 milhões de famílias.