Beijing, 24 mar – A construção de dois projetos de transmissão de ultra-alta tensão na China foi iniciada nesta quinta-feira como parte dos esforços para garantir o fornecimento de eletricidade ecológica, informou a State Grid Corporation.
Com um investimento total de 10,9 bilhões de yuans (US$ 1,71 bilhão) e uma extensão de 525 km, os dois projetos de 1.000 KV ligarão, respectivamente, as cidades de Fuzhou e Xiamen, no leste do país, e as cidades de Zhumadian e Wuhan, no centro.
Ambos os projetos devem entrar em operação no próximo ano, ajudando a promover o consumo de energia limpa gerada por parques eólicos offshore e usinas fotovoltaicas, segundo a State Grid.
Até o momento, a State Grid concluiu a construção de 29 projetos de ultra-alta tensão, transmitindo mais de 2,5 trilhões de quilowatts-hora de energia. Espera-se que sua capacidade de transmissão de energia transprovincial e transregional aumente os atuais 240 milhões de quilowatts para mais de 370 milhões de quilowatts até 2030.
A State Grid, a maior empresa de serviços públicos do mundo, fornece energia para uma população de mais de 1,1 bilhão de pessoas, com sua área de serviço cobrindo 88% do território da China.