Urumqi – O mais alto conselheiro político da China, Wang Yang, enfatizou a importância de manter uma mente clara quando se trata das metas gerais estabelecidas para Xinjiang e a necessidade de vê-las como tarefas complexas, árduas e de longo prazo, com foco em problemas profundos relacionados à estabilidade de longo prazo da região.
Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, deu as declarações durante uma viagem de pesquisa à Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, de 18 a 22 de março.
Durante sua viagem, Wang visitou áreas de Urumqi, Kashgar e Hotan, e teve conversas francas com funcionários do Partido e do governo. Wang também presidiu um fórum para buscar opiniões sobre questões relacionadas.
Por mais de cinco anos consecutivos, Xinjiang não relatou nenhum caso de terrorismo violento, disse Wang, que também aplaudiu as conquistas da região em vencer a luta contra a pobreza conforme programado.
Apesar dos impactos de grandes mudanças e de uma pandemia não vistas em um século, Xinjiang nutriu uma atmosfera na qual as pessoas podem desfrutar de estabilidade social, coexistência harmoniosa de diferentes grupos étnicos e religiões e vidas felizes e confortáveis, disse Wang.
Ele enfatizou a importância de garantir vidas felizes para as pessoas de vários grupos étnicos em Xinjiang como forma de combater os rumores, calúnias e ataques de forças hostis.
Wang também enfatizou que o entusiasmo e as iniciativas do povo devem ser totalmente mobilizados para alcançar a estabilidade de longo prazo da região.
Xinjiang deve adaptar ainda mais o Islã ao contexto chinês e garantir um desenvolvimento saudável, ordenado, harmonioso e estável no setor religioso, disse Wang.