Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Reserva natural no nordeste da China constrói ninhos artificiais para aves ameaçadas de extinção

Foto fornecida pelo departamento de florestas e pastagens da Província de Heilongjiang em 20 de março de 2022 mostra um ninho de pássaro de ferro artificial na Província de Heilongjiang, nordeste da China. (Departamento de Florestas e Pastagens de Heilongjiang/Handout via Xinhua)

Harbin, 21 mar – A reserva natural nacional de Honghe, na Província de Heilongjiang, nordeste da China, construiu 100 novos ninhos artificiais para cegonhas brancas orientais, uma espécie de ave ameaçada de extinção.

A cegonha branca oriental, uma espécie de ave migratória sob proteção nacional de primeira classe, foi listada como “ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

No início deste ano, a reserva adicionou 100 ninhos artificiais de ferro para pássaros em vez dos de madeira instalados anteriormente, pois acredita-se que os ninhos de ferro sejam mais seguros e resistentes à decomposição, tendo assim uma vida útil mais longa e capacidade de atrair mais animais selvagens eficientemente.

A reserva substituirá gradualmente os ninhos de pássaros de madeira artificiais pelos de ferro, disse Zhu Baoguang, do escritório de administração da reserva.

Com uma área total de 21.835 hectares, a reserva é apelidada de “lar da China para as cegonhas brancas orientais”, e também é um importante habitat de reprodução para muitas aves migratórias raras.

Para restaurar a população da cegonha ameaçada de extinção, a reserva natural construiu até agora 389 ninhos artificiais desde 1993. Até o final de 2021, ajudou com sucesso as espécies selvagens a criar 1.748 filhotes de cegonha branca oriental.

Sair da versão mobile