Beijing, 17 mar – Os direitos humanos são um símbolo do progresso da humanidade. A China tem feito conquistas históricas no avanço desta causa e tem participado ativamente da governança global em matéria de direitos humanos.
O presidente Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, tem enfatizado, em muitas ocasiões, respeitar e proteger os direitos humanos e aderir ao caminho da China para o desenvolvimento dos direitos humanos.
A seguir, estão alguns destaques de suas observações a este respeito:
— Respeitar e proteger os direitos humanos é uma busca constante do PCCh.
— A China adota uma filosofia de direitos humanos que se concentra no povo e vê os direitos à subsistência e ao desenvolvimento como direitos humanos básicos primordiais.
— A conclusão da construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e o fim da pobreza absoluta estabeleceram uma base material mais sólida para o avanço dos direitos humanos na China.
— A revitalização nacional da China representa um processo de promoção da equidade e justiça sociais e do avanço dos direitos humanos.
— Não há um caminho único de desenvolvimento de direitos humanos.
— Devemos trabalhar para garantir que os direitos e interesses de determinados grupos, como mulheres, crianças, idosos e deficientes, sejam melhor protegidos.
— Os direitos humanos em todo o mundo não poderiam ser alcançados sem os esforços conjuntos dos países em desenvolvimento. Os direitos humanos devem e só podem ser promovidos à luz das condições nacionais específicas e das necessidades das pessoas.